Helvética e La Antena
helvética
O documentário me agradou muito, é incrível como tudo que parece simples, quando se olha perto o suficiente é muito mais complexo, e foi o caso da tipografia para mim, quando fui assistir não sabia nem o que era helvética. O documentário mostra os dois lados, os amentes de Helvética, e os que não acham ela tão espetacular assim, é interessante ver a interposição dessas ideias. Me parece que essa discordância vem muito do que cada um dos designers mostrados acreditam, em um dos pontos de vista as letras são primordialmente um instrumento para passar mensagens, de forma neutra e limpa, enquanto no outro a fonte, a tipografia, faz parte da mensagem a ser passada, não é apenas um instrumento. Me interessou também a parte em que dizem que as grandes corporações e o Estado gostavam de usar a Helvética devido à sensação que esta passava, que é o oposto do que estes representam. Outro fato que me chamou atenção foi a participação da Paula Scher, que na última atividade de AIA foi a designer que tive que pesquisar sobre, a aparição dela me fez entender muito mais sobre suas obras. Bom, no geral foi isso, gostei bastante deste documentário, foi uma ótima experiência.
Sempre fico em dúvida sobre o quão breve devo ser nesses parágrafos que vocês pedem sobre as obras, não sei se já falaram sobre na aula e eu esqueci ou me distraí na hora, mas como vocês pedem um parágrafo, faço só um parágrafo. Eu provavelmente tinha mais coisas para comentar sobre esta obra, entretanto cometi o erro de não anotar ou gravar áudios enquanto eu assistia, por isso acabei esquecendo.
La Antena
Eu realmente não entendi muita coisa desse filme, aparentemente era uma cidade que não falava mais graças a uma empresa de televisão(?) e então toda a esperança de salvação estava em um menino sem olhos e que conseguia falar, acho que graças a sua cegueira ele não foi manipulado por essa emissora. E então com esse menino que fala e uma super antena, um trabalhador da emissora que fora demitido, sua ex e sua filha conseguiram salvar toda a população da mudez.
Comentários
Postar um comentário